LabVad
Laboratórios Virtuais de Atividades Didáticas em Ciências e Robótica
Início da Plataforma
LabVad é uma plataforma de Laboratórios Virtuais de Atividades Didáticas em Ciências e Robótica. A primeira versão da plataforma adotava a arquitetura cliente-servidor e, desse modo, cada laboratório desenvolvido com hardware livre durante a primeira fase do Projeto possuía um ambiente próprio para acesso ao experimento. A implementação dos primeiros laboratórios ocorreram em meados de 2007 por membros do Grupo de INformática APlicada a Educação (GINAPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Nova Versão
A nova versão da plataforma possui arquitetura em estrela de modo a integrar experimentos de laboratórios instalados nas mais diversas instituições de ensino de nível médio e superior do Brasil. Os usuários podem acessar todos os laboratórios da plataforma via um único ambiente e interagir com os experimentos em tempo real pela Internet. A nova versão da plataforma está sendo desenvolvida por membros do GINAPE e do Grupo de Pesquisa em Artefatos Físicos de Interação (PAIRG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Fomento do Projeto
O Projeto LabVad contou com o apoio financeiro, de 2008 a 2011, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e, de 2011 a 2014, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De Dezembro de 2014 até o presente momento, o Projeto conta o apoio financeiro da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O desenvolvimento da nova versão está sendo realizado pelo GT-LabVad da RNP no âmbito do Programa de P&D Temático na área de Educação à Distância.
Consórcio LabVAD
A nova versão da plataforma adota apenas software e hardware livres visando estimular a comunidade científica a desenvolver de forma independente e descentralizada experimentos de Ciências e Robótica. Escolas Técnicas e Universidades podem aderir ao Consórcio LabVad com o intuito de incorporar a plataforma seus laboratórios virtuais de atividades didáticas em Ciências e Robótica, para que estudantes possam realizar ensaios remotos e, desse modo, melhor compreender os fenômenos científicos com independência de horário e com mobilidade.