As três confederações de servidores constituem o Consórcio LabVad que visa estimular profissionais das mais diversas áreas e níveis de formação a implementar novos experimentos de Ciências e Robótica, de forma independente e descentralizada, a partir de uma plataforma de software e hardware livres.

Cada experimento a ser executado remotamente pelos clientes, através do consórcio LabVad, será de autoria de qualquer profissional que apresente sua proposta de acordo com um protocolo técnico e didático, ético e de qualidade previamente homologado para cada tipo de serviço.

Uma vez verificado o atendimento desses requisitos pela Coordenação do Consórcio LabVad, o experimento proposto fica acessível a qualquer usuário. Para ilustrar o conceito e dar início ao esperado processo de multiplicação, estão sendo implementados duas instâncias de servidores da confederação LabVadRobótica, respectivamente no Rio de Janeiro (UFRJ) e em Natal (UFRN), e uma instância da confederação do LabVadCiências na UFRJ. A primeira instância do LabVadPúblico será localizada em um local público estratégico com grande movimentação de pessoas, a ser ainda definido em conjunto com a RNP, como por exemplo, no interior de uma estação de Metrô.

No plano pedagógico, espera-se que o Consórcio LabVad venha contribuir diretamente para tornar mais experimental o ensino de ciências e de robótica e, indiretamente, para popularizar a cultura científica em todo o Brasil. Especificamente, espera-se que sejam alcançados os seguintes objetivos: (i) Difundir o corpo de conhecimento da ciência e a metodologia de investigação científica entre os alunos, com orientação de seus professores, através da realização de atividades experimentais a distância; (ii) Melhorar a compreensão da ciência por parte do público em geral aproximando-o de especialistas, alunos e professores.